Novos operadores de estação recebem treinamento

22 de julho de 2014

Treinamento Operadores - Foto Divulgação Emasa (2)Os novos operadores de estação da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), nomeados através de concurso público, passam por uma série de treinamentos práticos e teóricos. São 25 já em exercício e outros três nomeados e que ainda serão empossados, totalizando 28.

Os responsáveis pelos setores gerenciais da área técnica repassam aos novos operadores as responsabilidades inerentes à sua função, bem como as normas da empresa e as especificidades do sistema, tanto na coleta e tratamento de esgoto quanto da captação, tratamento e distribuição de água e detalhes dos equipamentos.

Entre as responsabilidades dos operadores estão: zelar pelo abastecimento adequado dos reservatórios, operando as instalações de estação de tratamento de água esgoto, especialmente controlar o correto funcionamento das instalações de Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), boosters, elevatórias, dentre outras, para tomar as providências necessárias, caso ocorra alguma anormalidade.

Além disso, segundo o diretor Geral da Emasa, Valmir Pereira, “são suas atribuições realizar testes de qualidade da água diariamente, acompanhando a leitura dos indicadores nos painéis de controle e acionamento dos conjuntos moto bombas, verificando o seu correto funcionamento e também efetuar a limpeza e manutenção dos equipamentos, cisternas, reservatórios e estações de tratamento, de acordo com as programações pré-estabelecidas e ou necessidades decorrentes da operação do sistema”.