ANÁLISES

QUANTO À ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA
VMP: Valores Máximos Permitidos (para uma série de parâmetros estabelecidos pleo Ministério da Saúde através da portaria nº 518 de 25 de março de 2004.
NTU ou UNT: Unidades Nefelométricas de Turbidez
A turbidez é definida como a dificuldade de um feixe de luz atravessar certa quantidade de água, que ocorre em função da presença de materiais sólidos em suspensão de tamanho e natureza variados (argila, matéria ogânica, silte, colóides, organismos microscópicos). A determinação da turbidez é realizada por meio de um turbidímetro, comparando-se comparando-se o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra com o espalhamento de um feixe de igual intensidade ao passar por uma suspensão padrão. Quanto maior o espalhamento maior será a turbidez. Os valores são expressos em Unidade Nefelométrica de Turbidez (UNT).
UC: unidade de cor
A existência na água de partículas coloidais ou em suspensão determina o aparecimento de cor. Essas partículas provêm do contato da água com substâncias orgânicas como folhas, madeira, etc., em estado de decomposição, da existência de compostos de ferro ou de outras matérias coradas em suspensão ou dissolvidas. Uma água corada levanta sérias objecções da parte dos consumidores, pelas dúvidas que provoca sobre a sua potabalidade, podendo isso levar à utilização de outras fontes de água não controladas, mas esteticamente mais aceitáveis. Adota-se por convenção que 1 UC equivale a cor de uma solução com 1 mg/L de cloroplatinato de potássio.

Relatório de análise de balneabilidade

Boletim Balneabilidade

Relatórios de análises de esgoto por mês

Relatórios de análises de Água por mês