A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) iniciou na última semana, a limpeza preventiva nas Estações Elevatórias de Efluentes da cidade. Já receberam manutenção algumas elevatórias da região Central: EE Marambaia, EE Aterro; EE Rua 1822 (duas) e nesta quarta-feira (18), a equipe fez a limpeza da Elevatória do Bairro São Judas, localizada na Rua Donaciano Santos. Nos próximos dias, a limpeza segue na EE Alvin Bauer; EE Fischer; EE 2950; e EE 3700.
O Município conta com 23 Estações Elevatórias em funcionamento, que recebem a contribuição das redes de esgoto de suas proximidades e têm como principal função, transportar o efluente que recebe de uma cota normalmente mais baixa, para uma cota mais elevada até chegar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Bairro Nova Esperança.
A limpeza das Estações Elevatórias serve para a remoção de resíduos acumulados no interior do poço, melhorando a eficiência e evitando que resíduos sólidos cheguem à Estação de Tratamento de Esgoto, comprometendo as etapas do tratamento do efluente. De acordo com o engenheiro do departamento de Manutenção de Esgoto, Erivan James Rodrigues, é importante também para preservar as bombas de recalque de esgoto. “Assim como a rede coletora recebe a limpeza preventiva, as elevatórias que acumulam todo tipo de sujeira que vem das redes dos imóveis, também precisam dessa manutenção para aumentar a vida útil das bombas, reduzindo custos de manutenção corretiva”, informa o engenheiro.
O serviço consiste em desligar as bombas e com o auxílio do caminhão hidrojato, sugar a toda contribuição para a limpeza do local. Por esse motivo, na maioria das elevatórias a execução é feita no período noturno, para paralisar o sistema sem causar prejuízos.
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu