Ferramenta de gestão adotada pela EMASA reduziu mais de 150 mil impressões em um ano

12 de novembro de 2019

Implantado há cerca de um ano pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), a ferramenta de gestão “1Doc” já demonstra sua eficiência. O software que estabelece uma comunicação mais efetiva agilizando o trâmite de documentos internos e externos, também contribui com as ações de sustentabilidade e economia da Autarquia, reduzindo mais de 150 mil impressões neste período.

Um dos benefícios com o uso do sistema, foi relacionado às ações de sustentabilidade feitas pela Autarquia, já que a impressão de papéis reduziu significativamente. Desde a sua implantação foram tramitados de forma online cerca de 12.065 processos, com 43.130 anexos e 50.548 despachos. Se calcularmos a média de duas folhas por processos/ anexos e uma por despacho, aproximadamente 160.938 mil impressões foram deixadas de fazer neste período, o equivalente a 13.411 mil por mês. Foram enviados ainda via 1Doc, 68.778 e-mails e 6.819 SMS.

Além dessa economia, outra vantagem é que a ferramenta permite a integração dos processos de comunicação interna, atendimento ao cidadão (ouvidoria e protocolo) e gestão documental. Desta maneira, reduziu o extravio de documentação, os ruídos e tempo de tramitação. “Percebemos que o sistema faz a informação chegar com segurança até o destinatário, seja de comunicação interna ou externa, possibilitando ainda consultar quem já leu o documento garantindo a ciência das informações”, explica o gerente de Apoio Administrativo, Luis Henrique Gewehr Cardoso.

Antes do “1Doc”, centenas de documentos eram tramitados entre as unidades (sede, ETE, ETA e ERAB), causando demora na conclusão das tarefas e gasto de combustível. “Processos que antes levavam 3 ou 4 dias para serem finalizados, com o auxílio do 1Doc são concluídos em uma hora”, relata a assistente Administrativa do setor Financeiro, Celina Uliana.
O “1Doc” pode ser utilizado ainda pelo consumidor. Muitos processos que antes exigiam o deslocamento até o balcão de atendimento, podem ser realizados online, com nove opções via protocolo eletrônico para fornecedores e consumidores, entre eles: pedidos de Viabilidade e/ou Análise de Projetos; declarações para o Instituto do Meio Ambiente (IMA) ou Prefeitura; Defesa/Recurso e outros requerimentos do Programa Se Liga na Rede; envio da Declaração de Regularidade Sanitária; e de Nota Fiscal. Desta forma, o solicitante consegue acompanhar o trâmite, interagir, incluir documentos ou informações solicitadas para análise e ainda, agendar vistoria. É possível cadastrar o número do celular ou e-mail, e receber notificação cada vez que o processo sofrer movimentação.

A implantação do sistema faz parte do processo de modernização administrativa iniciado em julho de 2018, para uma gestão mais eficiente do serviço público municipal. “Sem dúvida o uso do sistema para os processos internos garantiu agilidade na tramitação de documentos entre os setores, segurança nos protocolos e mais eficiência no serviço público. Além de trazer economia e contribuir com as ações de sustentabilidade e acreditamos que diminua ainda mais a quantidade de impressões, pois a tendência é que outros serviços possam substituir o trâmite físico pelo eletrônico”, disse o diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Camila Diel Gomes
Foto: Camila Diel Gomes

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